domingo, 22 de abril de 2012

DICAS PARA O DIA DAS MÃES





É sempre bom saber criar sobre todos os tipos de superfície, e o papel é um suporte que possibilita a realização de muitos projetos diferentes de artesanato. Vamos aprender como fazer rosas de papelcolorido que podemos aproveitar na decoração de guirlandas, cartões e caixas de presente e em pequenos arranjos que podem enfeitar uma mesa ou serem oferecidos como lembrancinhas.

 
Corte um pedaço de papel firme (sugiro 80g) e arredonde as bordas. Pode ser sobre uma base quadrada ou um pouco maior, tanto faz.

Comece a cortar de fora para o centro em movimento espiral. Não precisa ficar perfeito pois as diferenças sumirão ao enrolar.
  

 
Comece a enrolar de fora para dentro. Aqui dá pra perceber como fica o recorte do papel.

Ao enrolar a tira, alinhe o papel pela parte de baixo do recorte. Enrole o papel sem se preocupar com o formato, mas de forma bem justa e firme.
  

 
Na medida em que enrola a tira alinhando pela base, a parte de cima vai criando movimento, é assim mesmo. Quando chegar no final deixe sobrar a última voltinha da tira sem enrolar.

Ao terminar de enrolar solte a flor pra que sozinha tome o formato de rosa. 

 
Segure a flor solta e aplique um pingo de cola quente para fixar o final da tira na lateral. Deixe a pontinha da tira de papel sem colar.

Vire a rosa e aplique cola quente na base em boa quantidade. 

Dobre e fixe na cola a ponta final da tira de papel que sobrou para trás.

Aqui está sua rosa de papel pronta. Nesse formato você já pode usar em projetos de guirlandas, decorações de caixas e cartões. Mas vamos aprender mais.
  

 
Para colocar folhas em suas rosas corte um desenho de folha e deixe a borda de baixo reta, como na foto.

Junte as laterais retas numa dobra em N, como na figura. Reserve. 

 
Fure a base de sua rosa com uma agulha grossa atravessando do miolo para a base. Cuidado para não amassar as pétalas.

Encaixe o arame floral no furo pela base. Como tem bastante cola quente fria nesse local, o arame ficará bem firme, mas se necessário aplique mais um pouco por dentro da rosa. 

 
Cole a folha no arame com um pingo de cola quente bem na dobra.

E sua rosa está pronta para criar lembrancinhas e também enfeites decorativos. Com certeza vocês vão aproveitar essa flor em muitos trabalhos diferentes.




Eu fiz um pequeno ramalhete para um vasinho de centro de mesa. Uma maneira bem simpática de decorar. A sugestão cai bem também para lembrancinhas, experimentem.

Fotos e passo-a-passo: Cris Turek





Vamos aprender dicas de artesanato, com reciclagem daqueles rolos de papel higiênico que todo mundo tem em casa e as reciclólogas devem ter aos montes. Digo porque eu sempre tenho muitos. E as flores são uma alternativa multi-uso.

Eu fiz as flores e coloquei num vidro reciclado transformado em vaso, mas a grande dica desse passo a passo é que vocês podem aproveitar para decorar embalagens de presente, lembrancinhas de aniversário, decoração de mesas de festa além de guirlandas decorativas e outras ideias mais.

É uma solução bem em conta e que unida a outros acessórios decorativos pode obter um resultado bem interessante. Vou esperar pelas ideias de vocês.


Para uma flor são necessários: dois rolos de papel, uma tira de jornal, arame e tinta acrílica para pintar. 

O desenho que usei para fazer os moldes das pétalas é esse ao lado. É só para vocês terem uma ideia. São usados dois tamanhos: grande para as pétalas de fora e pequena para as pétalas de dentro. 

Corte o rolo no sentido do comprimento.

Corte tiras no sentido da largura, assim você aproveitará para as pétalas a curvatura natural do rolinho. Cada rolinha dá três tiras, ou seja, três pétalas.

Desenhe o molde das pétalas em cada tira do rolo de papel e recorte com tesoura. 

Cole as pétalas duas a duas usando cola quente.

Para uma flor faça três kits de pétalas: dois kits com pétalas grandes e um kit com pétalas pequenas. 

Usando cola quente, cole os kits de pétalas uns nos outros, deixando as pétalas pequenas por cima. Cole de forma que as pétalas fiquem intercaladas como na imagem. 

Corte numa folha de jornal moldes de pétalas pequenas e cole no verso da flor, como na imagem. Depois enrole as pontas para que fiquem viradas pra baixo 

Usando uma agulha grossa, faça furos no miolo da flor para passar o arame.

Pinte as pétalas usando as cores que preferir. Use tinta acrílica e não pinte o verso, a menos que faça questão. Eu acho interessante que a gente possa perceber de que material é feita a flor de rolo.

Passe o arame pelos furos do miolo e faça o acabamento usando um botão ou uma miçanga, como preferir. Eu usei botão nessa flor crua e miçanga na flor rosa.

Enrole o arame no caule para firmar, como eu fiz aí ao lado.

Vejam como fica interessante o contraste das pétalas coloridas com o verso de papelão e as folhinhas de jornal. Rústico, artesanal mas super singelo e gracioso. 

Então queridos amantes da reciclagem, imaginem aí em que situação usariam essas flores de rolo de papel higiênico. E me escrevam contando. (Chris Turek)


Fotos: Cris Turek
Fonte: Vila Artesão