sábado, 17 de março de 2012

A Cigarra e a Formiga

A Cigarra e a Formiga


Num bosque verdejante, durante o verão. um grupo de cigarras ocupava-se o dia todo cantando.


No solo desse bosque, um formigueiro esforçava-se para recolher o máximo de grãos de trigo, em preparação para o inverno rigoroso.


As cigarras viam o movimento das formigas e se perguntavam: -Para que tanta pressa, se ainda falta muito tempo para o inverno? Mas o outono ia chegando e, aos poucos as folhas das árvores começavam a cair. Ocupadas em cantar, as cigarras nem ligavam.


De repente, as folhas amareladas não serviam mais para a refeição das cigarras e era difícil cantar, sentindo frio e fome. Mas as cigarras cantaram até o último instante. Até a última folha cair.


Agora, enquanto a neve caía, as formigas se recolhiam para as suas casinhas bem aquecidas, e com comida para o inverno. Uma formiguinha limpava a frente de sua casa, aprontando-se para entrar, quando viu uma cigarra aproximar-se.


A cigarra tremia de frio, estava faminta e muito magra. A formiga, vendo-a daquele jeito. perguntou: -Dona cigarra, que surpresa! Faz tempo que não a ouço cantar, o que aconteceu?


A cigarra, orgulhosa, não queria mostrar que passava necessidades. -É que eu peguei uma gripe muito forte. Por isso, não posso cantar. A formiguinha ficou penalizada. -Que pena! Espero que recupere sua voz logo, dona cigarra.


E a cigarra, vendo que a formiga era simpática, disse: -Com esse frio, vai ser difícil, dona formiga. Mas se me deixar entrar, eu ficarei boa e poderei cantar para animar o formigueiro.


A formiga deixou-a entrar. Em pouco tempo, a cigarra se recuperou e começou a cantar, muito emocionada e contente com a bondade da formiga.


Moral: Devemos trabalhar no tempo certo, para que não nos falte com o que viver no futuro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho ou sugestão. Estou em constante pesquisa para te ajudar com o que há de melhor. Beijinhos. Tia Sama